Trabalho de Literatura
Tema:
Neoclassismo Português
Nome: Eduardo
César Moralles Januario N°08 1°C
Nome: Thiago
José Venerando N°34 1°C
Nome: Lucas
Toreto Antunes Silva N°23 1°C
Prof: Elizangela
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O Neoclassicismo foi tendência dominante na arte
européia entre o final do século XVIII e início do século XIX. Caracteriza-se
principalmente pela revalorização dos valores
artísticos gregos e romanos, provavelmente
estimulada pelas escavações e descobertas que estavam sendo realizadas no
período nos sítios arqueológicos de Pompeu, Herculano e Atenas.
Os heróis gregos e a simplicidade da arte eram alguns aspectos
extremamente admirados dessas civilizações. A valorização do passado que o
Movimento propôs é uma de suas principais características que levam a uma boa
parte dos críticos crerem que o Neoclassicismo pode ser visto como uma face do Romantismo.
O aparecimento do
Neoclassicismo também é considerado uma reação contra os exageros do Rococó,
cultuando principalmente a razão, a ordem, a clareza, a nobreza e a pureza, atributos que acreditavam ser
inerentes às culturas gregas e romanas. A valorização desses aspectos parece
ainda estar intimamente relacionada à época histórica do Movimento, chamado Iluminismo ou “Era da Razão“.
Roma era considerada um dos
principais centros do movimento, cidade onde vivia o crítico de arte alemão
Joachim Winckelmann (1717 - 1768), considerado o fundador teórico do
neoclassicismo, principalmente através de obras como “História da Arte Antiga“.
Um dos trabalhos arquitetônicos
considerados precursores do gosto neoclássico é a “Chiswick House“ (fig. ao lado), em Middlesex, perto de Londres,
construída por Lorde Burlington (1695 -1753) - que gozava de grande prestígio
na época - e William Kent (1685 - 1748). Foi influenciada pela obra “Os Quatro
livros de Arquitetura“, de Andrea Palladio, inspirada na Villa
Rotonda, de Palladio. Entretanto, o arqueólogo e arquiteto James Stuart (1713 -
1788) foi um dos primeiros a se utilizar deliberadamente de formas gregas (além
de ter escrito um livro, juntamente com Nicholas Revett que é considerado um
verdadeiro marco na valorização das formas arquitetônicas dessa antiga
civilização: “Antiquities of Athens “). Inspirou-se no estilo dórico,
construindo uma espécie de templo grego visto frontalmente no Hagley Park, em
1758. Fora da Europa o estilo neoclássico também encontrava adeptos.
O terceiro presidente dos EUA, Thomas
Jefferson
(1743 - 1826) era também um arquiteto amador, afinado com as
principais tendências européias (britânicas em especial). Projetou sua
residência Monticello com várias características neoclássicas, além de estar
associado à planificação de edifícios públicos, principalmente em Washington e
Virginia que também obedecessem ao movimento de revalorização da arquitetura
grega. O estilo neoclássico na França recebeu um grande auxílio dos ideais da
Revolução Francesa de 1789 para se popularizar.
O barroco e o rococó costumavam estar associados
à aristocracia vencida, enquanto o neoclássico, baseado em construções de
cidades como a democrática Atenas, era o estilo que deveria agradar ao país.
Napoleão foi um grande incentivador do movimento, estimulando construções como
a Igreja de Maria Madalena (fig. ao lado), projetada por Pierre Barthelmy
Vignon (1762 - 1828), com inspirações clássicas como os templos coríntios
romanos. O arquiteto, teórico e professor francês Étienne-Louis Boullée (1728 -
1799) parece ter sido bastante importante para a divulgação dos ideais
neoclássicos entre seus alunos. Realizou projetos de monumentos baseado em formas
simples e geométricas. Na arquitetura neoclássica alemã, destaca-se Karl
Gotthard Langhans (1732 - 1808) e seu Portão Brandenburg, em Berlim, construído
entre 1789 e 1794.
Principalmente a partir do
século XVIII, é importante ressaltar o fortalecimento das “academias“ como instituições de ensino de arte e
organizadoras de exposições de trabalhos de seus membros. Foram extremamente
importantes para a sobrevivência do neoclassicismo na pintura e na escultura.
Jacques-Louis David (1748 - 1825) é considerado um dos
principais pintores neoclássicos, bastante prestigiado pelo governo após a
revolução francesa, realizando trabalhos como desenhos de trajes e cenários
para eventos oficiais, como o “Festival do Ser Supremo“, em
que Robespierre autodenominava-se Sumo Sacerdote. O espírito heroico dos gregos
e romanos era um valor que os franceses gostariam de que estivesse associado ao
seu próprio país após a Revolução. David era ainda membro da Royal Academy.
“Marat Assassinado“, de 1793, que de uma maneira simples representou
heroicamente a morte do revolucionário (e amigo de David) Marat, assassinado
por Charlotte Corday, é considerada uma de suas melhores obras. Mostra o líder
francês morto, debruçado em sua banheira, segurando uma petição (que
provavelmente fora lhe dada por Charlotte na intenção de distraí-lo), uma
caneta com a qual tencionava assinar o papel e a faca com que o crime fora
realizado. Entretanto, obras suas posteriores, como “ Coroação de Napoleão e
Josefina “, de 6.1 por 9.3 metros, com sua profusão de cores e pompa, realizada
entre 1805 e 1807, já extrapolam o gosto neoclássico e a austeridade que marcam
trabalhos anteriores.
Jean-Auguste Dominique Ingres (1780 - 1867) foi um dos alunos e
seguidores de David e é outro importante pintor, também conhecido pelas
discussões públicas que tinha com Delacroix, defendendo o Neoclassicismo
enquanto seu rival defendia o Romantismo. Suas obras eram marcadas
principalmente pelo domínio técnico, precisão e clareza. Tinha profunda
admiração pela antiguidade clássica e pelo trabalho de seu mestre, David.
“A Banhista“, de 1808, é um bom exemplo de
seu trabalho, com suas formas, contornos, textura e composição simples
demonstrando alto domínio técnico ao representar uma mulher nua sentada numa
cama. “ Grande Odalisque “, de 1814, é outro quadro de Ingress em que
utiliza-se de uma mulher nua com contornos baseados na arte clássica.
Entretanto, o próprio uso de uma figura como uma odalisca, exótica mulher
ligada à cultura árabe, parece bastante próximo ao Romantismo, mais uma vez
provando a tênue diferença que havia entre os dois movimentos. Na escultura
neoclássica não há grande destaques. Um dos principais nomes da escultura do
período, por exemplo, era Jean-Antoine Houdon (1741 - 1828), mas seus
trabalhos, apesar de terem algumas características neoclássicas, não podem ser
efetivamente enquadrados como obedientes à esse movimento.
Antonio Canova (1757 -1822) foi bastante ativo
em defender os ideais neoclássicos mas suas obras, apesar serem consideradas
efetivamente pertencentes à escola, não exercem a mesma atração que as pinturas
do período. A mais famosa delas é a representação da irmã de Napoleão como
Vênus vitoriosa segurando uma maçã, referindo-se ao episódio em que Péris é
intimado a ser juiz em uma competição de beleza entre deusas gregas, “ Maria
Paulina Borghese como Vênus Victrix “.
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